Os moradores da Bahia terão um novo aumento nas despesas domésticas a partir do próximo mês. A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) autorizou um reajuste de 3,57% nas tarifas de água e esgoto praticadas pela Embasa. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (20) e passa a valer a partir de 20 de julho.

De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), o percentual aplicado ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, que foi de 4,13%. Ainda assim, o reajuste impactará diretamente o orçamento de milhões de consumidores em todo o estado.

Com a atualização das tabelas tarifárias, os beneficiários da Tarifa Social passarão a pagar R$ 16,28 pelo consumo mínimo de até seis metros cúbicos de água. Atualmente, o valor é de R$ 15,72, o que representa um acréscimo de R$ 0,56 por mês.

Já os consumidores da categoria residencial comum terão a tarifa mínima reajustada de R$ 43,23 para R$ 44,77, um aumento de R$ 1,54 mensais.

Ainda segundo a Embasa, a recomposição tarifária é prevista em contrato e tem como objetivo compensar o aumento dos custos operacionais, incluindo despesas com energia elétrica, produtos químicos utilizados no tratamento da água e aquisição de equipamentos.

A concessionária também afirma que os recursos são necessários para manter os investimentos em expansão e melhoria dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário. A expectativa é investir cerca de R$ 2,5 bilhões em obras e ações voltadas à universalização do saneamento básico até 2033.

Com a mudança, os consumidores devem ficar atentos às próximas faturas, que já chegarão com os novos valores a partir da vigência do reajuste.

Redação

Deixe um comentário