As regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil vem passando por mudanças implementadas no final de 2025, com efeitos práticos em 2026. A reforma tem como principal objetivo reduzir custos, simplificar o processo e ampliar o acesso de mais brasileiros à habilitação.

Uma das principais novidades é a oferta de curso teórico gratuito e digital, que pode ser feito diretamente pelo novo aplicativo CNH do Brasil ou pelo site do Ministério dos Transportes. Antes, o candidato precisava cumprir horas obrigatórias de aulas teóricas em autoescolas. Agora, o conteúdo pode ser estudado online, e a obrigatoriedade de carga horária presencial foi eliminada.

Outra mudança importante é na etapa prática. A antiga exigência de um mínimo de 20 horas-aula, agora, foi reduzida para apenas 2 horas de prática supervisionada, e deixando o candidato com opções de quem pode ministrar essas aulas , como instrutores credenciados pelo Detran, além das autoescolas tradicionais. O próprio veículo usado nas aulas pode ser disponibilizado pelo instrutor ou pelo aluno, desde que esteja regularizado.

A solicitação da CNH pode ser iniciada pela internet, com acompanhamento online de todas as etapas. As provas teórica e prática continuam obrigatórias, mas a forma de preparação ficou mais livre, e o tempo para concluir todo o processo deixou de ser fixo, dando mais autonomia ao candidato.

Essas mudanças fazem parte de uma estratégia do governo federal para reduzir a exclusão que existia no processo de habilitação. Estimativas oficiais indicam que mais de 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação atualmente, em parte por conta de barreiras financeiras e burocráticas.

Redação-InformandoBlog

Deixe um comentário