O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (20), que irão retirar as tarifas de 40% impostas por Donald Trump sobre alguns produtos brasileiros, entre eles cortes de carnes, castanhas e café, segundo comunicado publicado no site oficial da Casa Branca.


A ordem executiva indica que as alterações entram em vigor para mercadorias importadas para consumo ou retiradas de armazém a partir do dia 13 de novembro.
A medida faz parte das negociações em curso entre o governo dos EUA e Brasil, e chega em um momento de pressão nos EUA para redução dos custos de itens essenciais de supermercado.

A Casa Branca afirma que a mudança poderá ajudar a aliviar os preços do café, do suco de laranja e da carne bovina para os americanos. Para o Brasil, a retirada dessas tarifas representa uma boa notícia para diversos setores de exportação, em especial o agronegócio, que há tempos pleiteia uma retomada mais firme no mercado americano.

A expectativa agora é que essa liberalização favoreça não apenas o volume exportado, mas também a melhora nos preços e na competitividade dos produtos brasileiros nos EUA.

Redação-InformandoBlog

Deixe um comentário