A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicada neste domingo (9), em todo país, com exceção dos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde as provas ocorrerão no dia 30 de novembro. A alteração foi necessária devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada em Belém (PA).

No próximo domingo (9), participantes responderão a 90 questões objetivas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de produzirem a redação, que deve ser um texto dissertativo argumentativo com até 30 linhas.

O Cartão de Confirmação de Inscrição reúne dados como local de prova, número de inscrição e horários, além de indicar atendimentos especializados e uso de nome social, quando solicitados. O documento pode ser acessado pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entre os itens obrigatórios estão a caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente, e o documento oficial de identificação com foto, físico ou digital. O Inep também sugere levar a Declaração de Comparecimento impressa para os candidatos que precisam justificar a presença.

Horários oficiais do Enem 2025:
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término no 1º dia: 19h (5h30 de prova)
Término no 2º dia: 18h30 (5h de prova)
Participantes com tempo adicional: até 20h (1º dia)
Participantes da videoprova em Libras: até 21h (1º dia)

Nos estados com fuso horário diferente de Brasília, o início da aplicação será ajustado, às 12h30 (horário local) no Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e às 11h30 no Acre, que tem duas horas a menos.

Os candidatos poderão deixar o local de prova levando o caderno de questões apenas nos 30 minutos finais , ou seja, às 18h30 no primeiro dia e às 18h no segundo. A saída sem o caderno é permitida a partir das 15h30.

É permitido levar alimentos e bebidas não alcoólicas, preferencialmente em embalagens transparentes e sem rótulos. Máscaras de proteção, objetos religiosos e instrumentos de acessibilidade, como lupas, são aceitos, desde que passem por vistoria.

Entre os itens proibidos estão óculos escuros, bonés, chapéus, gorros e viseiras, além de lápis, lapiseiras, borrachas, corretivos, livros, manuais, anotações e qualquer tipo de dispositivo eletrônico, como celulares, tablets, calculadoras e fones de ouvido. Todos esses objetos deverão ser guardados no envelope fornecido pelo fiscal antes do início da prova.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas, e no Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas parciais e integrais em instituições privadas.

Além disso, o resultado também pode ser usado em processos seletivos de faculdades particulares e em instituições estrangeiras, como as universidades portuguesas que mantêm convênios com o governo brasileiro.

Redação-InformandoBlog

Deixe um comentário