Nesta terça-feira (28) uma megaoperação policial de grande escala foi deflagrada nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, com o objetivo de desarticular núcleos do Comando Vermelho (CV). A ofensiva batizada de Operação Contenção, mobilizou cerca de 2.500 agentes entre policiais civis, militares e forças especiais.

O balanço oficial informa 64 mortes , entre elas, 60 suspeitos e 4 policiais. 81 detidos até o momento. Também foram apreendidas dezenas de armas, inclusive mais de 90 fuzis.

A ação enfrentou forte resistência nas primeiras horas. Criminosos reagiram com barricadas nas ruas, lançamentos de explosivos por drones contra equipes especiais e uso de veículos incendiados para obstruir o avanço policial.

Durante o dia, foram relatados bloqueios em importantes vias de tráfego na cidade, como Avenida Brasil, Linha Amarela, Linha Vermelha e rodovias de São Gonçalo. Vários ônibus foram tomados para erguer barricadas, e a mobilidade urbana foi severamente impactada em toda a região metropolitana.

Em meio à operação, escolas e unidades de saúde nas áreas próximas aos complexos tiveram suas atividades suspensas temporariamente, por razões de segurança. O governador do Rio, Cláudio Castro, classificou os alvos como “narcoterroristas” e afirmou que a operação configura uma “guerra que já extrapolou limites de segurança urbana”. Ele afirmou ainda que o aparato policial estava “em prontidão especial” para responder a retaliações.

Redação-InformandoBlog

Deixe um comentário