
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou recentemente a notificação de cerca de quatro milhões de aposentados, pensionistas e demais segurados que ainda não tiveram sua Prova de Vida confirmada de forma automática. O aviso foi enviado pelos bancos responsáveis pelo pagamento dos benefícios, por meio do extrato bancário, e por meio do aplicativo e do sistema Meu INSS.
Esses beneficiários têm 30 dias contados da data da notificação para realizar o procedimento sob risco de suspensão do benefício. Conforme explicou o INSS, o envio da notificação se destina àqueles casos em que o sistema automático não conseguiu confirmar a comprovação de vida por meio de cruzamentos de dados biométricos e outras bases governamentais.
O procedimento para regularização é relativamente simples e pode ser feito de três maneiras: pelo aplicativo ou site Meu INSS, onde se pode ser solicitado reconhecimento facial; por meio do aplicativo ou site do banco responsável pelo benefício (em casos em que o banco oferece essa funcionalidade); ou presencialmente, comparecendo à agência bancária onde o benefício é pago, apresentando documento oficial com foto.
O INSS ressalta que não realiza nenhuma forma de cobrança ou notificação por meio de ligações telefônicas, mensagens via apps ou SMS, visita domiciliar de servidores ou pedido de compartilhamento de senhas, documentos ou dados pessoais. Qualquer comunicação com esse teor deve ser considerada suspeita e possivelmente fraudulenta.
Em caso de dúvidas, o segurado é orientado a recorrer aos canais oficiais do INSS: site gov.br/inss, aplicativo Meu INSS ou Central 135, funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 22h).
A Prova de Vida continua sendo exigida anualmente para benefícios de longa duração como aposentadorias, pensões e auxílios por incapacidade prolongada, pois é a confirmação formal de que o beneficiário permanece apto a receber o benefício. Aproximadamente 80% dos segurados já têm a Prova de Vida válida automaticamente, segundo o órgão.
Com a digitalização e automação do processo, muitos dos segurados não precisam se deslocar para cumprir a Prova de Vida, mas eventualidades nos cruzamentos de dados podem exigir que o beneficiário atue por conta própria. Em casos não regularizados no prazo, a suspensão do benefício será automática até que a Prova de Vida seja concluída.
Redação-InformandBlog


Deixe um comentário