
Pela primeira vez em quase uma década, o número de crianças brasileiras com celular diminuiu. Um indicativo de que os hábitos digitais das novas gerações estão passando por transformações. Segundo um levantamento nacional recente, a posse de aparelhos entre crianças de 9 a 10 anos caiu de 67% para 55%, e entre 11 e 12 anos, de 79% para 69%.
Entre os adolescentes, a tendência é mais estável: 78% dos jovens de 13 a 14 anos possuem celular, e entre os 15 a 17 anos, a queda foi de apenas 4%. Apesar disso, 92% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos usam a internet, o que representa cerca de 24,5 milhões de brasileiros conectados.
A diminuição no uso dos aparelhos já reflete no ambiente escolar. O acesso à internet nas salas de aula caiu para 37%, o menor índice desde 2020 . Em 2024, era de 51%. A queda coincide com a lei sancionada em janeiro pelo governo federal, que proíbe o uso de celulares nas escolas do país, com o objetivo de melhorar o foco e o desempenho dos alunos.
A discussão, porém, vai além da escola. Especialistas alertam que o uso excessivo de redes sociais está associado a baixa concentração, ansiedade e menor desempenho cognitivo em crianças e adolescentes, reforçando a importância de um equilíbrio saudável entre tecnologia e educação no cotidiano das novas gerações.
Redação-InformandoBlog


Deixe um comentário