
O Ministério da Saúde abriu as inscrições para a segunda chamada do programa Mais Médicos Especialistas, iniciativa que integra o projeto Agora Tem Especialistas, com o objetivo de reforçar o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).
As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de outubro, por meio da plataforma UNA-SUS, mediante preenchimento de formulário eletrônico. Serão disponibilizadas quase 3 mil vagas em hospitais e ambulatórios especializados da rede pública de saúde distribuídos por diferentes regiões do país.
Para participar, os médicos devem já ser especialistas em áreas consideradas prioritárias para o SUS, tais como anestesiologia, cirurgia geral, ginecologia, cardiologia, oncologia, radiologia, entre outras. Os aprovados atuarão em unidades públicas e, paralelamente, participarão de um processo de aperfeiçoamento profissional com mentoria remota, imersões em hospitais de referência e atividades educacionais durante um período de 12 meses.
O programa visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, ao mesmo tempo em que promove a atualização contínua dos especialistas que atuam no SUS. Na primeira chamada, 320 especialistas já foram convocados para atuar em 156 municípios de todas as regiões do país, e a meta é alcançar 500 profissionais até o fim de 2025.
Aqueles que forem aprovados nesta segunda chamada poderão ser convocados de acordo com a disponibilidade de vagas nas instituições formadoras, respeitando a compatibilidade da escolha do local de atuação com a oferta de cursos de aperfeiçoamento disponíveis.
Da Redação-Infomando Blog


Deixe um comentário