O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fará uma coletiva de imprensa para marcar exatamente um ano das Eleições de 2026. O encontro será realizada na terça-feira (7), às 14h, na sede do Tribunal, da grande Recife.

Na entrevista, estarão presentes o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, e o diretor-geral Orson Lemos, que irão expor os preparativos e desafios para o pleito vindouro. O foco principal do encontro será a atualização biométrica dos eleitores de Pernambuco.

Segundo dados da Justiça Eleitoral até 30 de setembro, o estado conta com 7.047.295 eleitores cadastrados, mas surpreendentemente 1.028.001 (ou 14,59%) ainda não realizaram a coleta biométrica.

A biometria é vista como instrumento essencial para trazer mais agilidade e segurança ao processo eleitoral. Com ela, a identificação na hora do voto poderá ser feita por meio da digital, reduzindo a dependência de documentos e agilizando as filas.

Outro aspecto que será abordado é o detalhamento das cidades e faixas etárias que têm os maiores índices de eleitores sem biometria, bem como as estratégias que o Tribunal pretende usar para intensificar a adesão à biometria. Também serão apresentados os prazos do calendário eleitoral, incluindo a data de encerramento do cadastro eleitoral em maio de 2026, além de outras etapas importantes.

Durante a coletiva, será enfatizada ainda a integração da biometria com outros serviços públicos, como órgãos federais e o INSS, mostrando que os benefícios ultrapassam o âmbito estritamente eleitoral. A entrevista será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-PE no YouTube, para que veículos de imprensa de todas as regiões do estado, inclusive do interior, possam acompanhar em tempo real.

O momento é estratégico em uma eleição que exigirá de cada eleitor seis votos (para presidente, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual), garantir que o maior número possível de eleitores já esteja biometrizado é fundamental para evitar gargalos e assegurar a confiabilidade e fluidez do pleito.

Com essa coletiva, o TRE-PE busca mostrar transparência nos preparativos, engajar a população e destacar a importância da participação ativa no processo democrático.

Da Redação

Deixe um comentário