Seguem até dia 30 de junho o prazo de alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2025. O procedimento é exigido por lei e deve ser realizado por todos os cidadãos nessa faixa etária, mesmo que não tenham interesse em seguir carreira nas Forças Armadas.

O alistamento pode ser feito de forma online, por meio do site oficial do serviço militar (alistamento.eb.mil.br), ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar dos municípios.

Para se alistar, é necessário apresentar documentos como CPF, RG e comprovante de residência. Quem não cumprir o prazo está sujeito a multas e restrições, como impedimento para tirar passaporte, ingressar em cargo público ou obter diploma de ensino superior.

Após o alistamento, o jovem poderá ser convocado para seleção, onde será avaliado para possível incorporação ao Exército, Marinha ou Aeronáutica. Aqueles que não forem selecionados receberão o certificado de dispensa de incorporação.

O Ministério da Defesa reforça a importância do cumprimento do prazo para evitar pendências legais e garantir a regularização junto ao serviço militar.

Da Redação

Deixe um comentário