A Caixa Econômica Federal iniciou nesta sexta-feira (16), o pagamento do abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base 2023, para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo federal.

O calendário de pagamentos de 2025 segue conforme o mês de nascimento do trabalhador (no caso do PIS) ou o número final da inscrição (no caso do Pasep). Para receber o abono salarial, é necessário está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada ou como servidor público por pelo menos 30 dias em 2023, ter recebido, no máximo, dois salários mínimos por mês no ano-base e está com os dados corretamente informados pelo empregador na RAIS ou eSocial.

O valor do abono pode chegar a até um salário mínimo vigente e varia de acordo com o número de meses trabalhados em 2023.

Veja exemplo a abaixo:

Meses trabalhados     Valor do abono (R$)

1 mês                           117,67

6 meses                        706,00

12 meses                        1.412,00

Você pode verificar se tem direito ao benefício pelos seguintes canais: Aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS), Portal Gov.br, aplicativo Caixa Tem, site da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone 0800 726 0207. Quem recebe o Pasep (servidores públicos) deve consultar o Banco do Brasil, pelo número 0800 729 0001.

O pagamento do abono salarial é feito em lote único, de acordo com o calendário. O prazo final para o saque é 27 de dezembro de 2025. Após essa data, será necessário aguardar a liberação de valores esquecidos via Fundo PIS/Pasep. Manter os dados atualizados e consultar os canais oficiais é fundamental para garantir o benefício.

Da Redação

Deixe um comentário