
Um levantamento divulgado nesta terça-feira (29) pelo Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) revela um cenário preocupante da educação na Bahia: cerca de 7 em cada 10 alunos do ensino médio da rede pública apresentam aprendizado insuficiente em matemática.
Os dados, referentes a 2023, mostram que apenas 3% dos estudantes do 3º ano do ensino médio alcançaram o nível de aprendizado considerado adequado na disciplina.
Segundo o estudo, o desempenho dos alunos se distribui da seguinte forma:91.814 alunos (71%) com nível insuficiente; 33.850 alunos (26%) com nível básico; 2.887 alunos (2%) com nível de proficiência. Apenas 342 alunos atingiram o nível avançado.
O levantamento faz parte da plataforma QEdu, que reúne os principais indicadores da Educação Básica no Brasil, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e dados do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Além dos baixos índices em matemática, o estudo também analisou o desempenho dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública da Bahia em Língua Portuguesa. Os dados mostram que 22% dos alunos atingem o nível de aprendizado considerado adequado na disciplina. A distribuição dos estudantes por nível de aprendizagem é a seguinte: 59.951 alunos (47%) com aprendizado insuficiente; 40.285 alunos (31%) com nível básico; 27.877 alunos (22%) atingiram o nível de proficiência. Apenas 779 alunos (1%) alcançaram o nível avançado.
Embora os resultados em Língua Portuguesa sejam ligeiramente melhores do que os observados em matemática, o desempenho ainda está longe do ideal para garantir uma formação de qualidade ao final da educação básica.
Da Redação
Foto: Emerson Santos


Deixe um comentário