Um projeto de alfabetização voltado para trabalhadores da limpeza urbana em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, foi um dos vencedores do Prêmio LED – Luz na Educação 2025, promovido pelo Grupo Globo e pela Fundação Roberto Marinho. A premiação reconhece práticas transformadoras na educação em todo o Brasil.

Chamado Alfagaris, o projeto é uma iniciativa da empresa Sustentare Saneamento, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e já beneficiou mais de 100 garis com aulas de alfabetização.


Educação com propósito

O Prêmio LED reconhece iniciativas em três categorias: Educadores inovadores, Estudantes inovadores e empreendedores/Organizações inovadoras. O Alfagaris venceu na categoria “Educadores inovadores” e foi um dos dois projetos premiados, cada um recebendo R$ 200 mil.

Durante o programa, os finalistas foram apresentados ao público, com destaque para a celebração das histórias transformadoras por trás de cada iniciativa. Para mudar esse cenário, a empresa buscou apoio da UEFS, que incorporou o Alfagaris como uma atividade de extensão universitária. As aulas são ministradas por alunos do curso de Pedagogia e acontecem quatro vezes por semana, no ponto de apoio da empresa no bairro Capuchinhos.

Da redação

Deixe um comentário