
Um novo medicamento, ainda indisponível no Brasil, tem ganhado destaque em vídeos do TikTok voltados ao emagrecimento: o Mounjaro. Originalmente indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, o remédio também vem sendo utilizado no combate à obesidade e ao sobrepeso. Com o uso em ascensão na Europa e nos Estados Unidos, brasileiras que vivem no exterior têm compartilhado nas redes sociais seus relatos sobre os efeitos da substância.
Na madrugada do último sábado (12 de abril) , a Receita Federal reteve uma carga com 389 doses injetáveis do medicamento, avaliadas em aproximadamente R$ 1 milhão, no Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco. Apenas três dias depois, uma nova operação no mesmo terminal, envolvendo o mesmo passageiro que resultou na apreensão de mais 249 doses, com valor estimado em R$ 800 mil.
A procura pelo medicamento tem aumentado consideravelmente, já que ele ainda não está disponível no Brasil, apesar de ter sido aprovado pela Anvisa em setembro de 2023. O uso do medicamento tem sido altamente popular em países como os Estados Unidos e o Reino Unido, o que gerou uma grande procura em mercados paralelos.
Como age o medicamento:
O Mounjaro é o nome comercial da tirzepatida, um medicamento que atua imitando a ação de dois hormônios naturais do corpo humano: o GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon 1) e o GIP (peptídeo insulinotrópico dependente de glicose). Esses hormônios são responsáveis por regular a saciedade e a digestão, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue.
O medicamento estimula os receptores desses hormônios, promovendo efeitos como redução do apetite, aumento da liberação de insulina e diminuição da produção de glicose pelo fígado. O medicamento é indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 e, em alguns países, também é utilizado no combate à obesidade.
Da redação com


Deixe um comentário