Com o Carnaval de 2025 finalizando, muitos trabalhadores já começam a se planejar para os próximos feriados do ano. Além de marcar o início de um período de folga, essa temporada também levanta questões sobre os feriados seguintes e quais oferecem oportunidades para emendas prolongadas, seja para descansar ou viajar.

Em 2025, a maioria dos feriados ocorre próxima aos fins de semana, facilitando a possibilidade das famosas “emendas”. Confira abaixo os principais feriados prolongados do ano e o que você precisa saber sobre cada um deles.

O próximo feriado nacional será em 18 de abril, a Sexta-feira Santa. Como o feriado de Tiradentes cai logo depois, em 21 de abril (segunda-feira), os brasileiros terão a chance de aproveitar um feriado prolongado de quatro dias, ideal para viagens ou descanso.

Após abril, o feriado do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, cairá em uma quinta-feira. Isso abre a possibilidade de um “feriadão” para quem puder emendar a sexta-feira, 2 de maio. Já o Corpus Christi, em 19 de junho (quinta-feira), também pode ser estendido para sexta-feira, 20 de junho, criando mais um período prolongado.

No segundo semestre, o feriado da Independência do Brasil, em 7 de setembro, cairá em um domingo, o que impede um feriado prolongado. O mesmo acontece com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, que também será em um domingo. No entanto, o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro (terça-feira), pode ser emendado com a segunda-feira anterior para aqueles que têm direito à folga.

Novembro traz boas oportunidades de descanso, com o Dia de Finados, em 2 de novembro (domingo), e o Dia da Proclamação da República, em 15 de novembro (sábado). Já o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro (quinta-feira), pode render um feriado prolongado para quem conseguir folgar na sexta-feira seguinte.

Em dezembro, o Natal, celebrado em 25 de dezembro (quinta-feira), possibilita uma emenda na sexta-feira, 26 de dezembro. Já a Véspera de Ano Novo, no dia 31 de dezembro (quarta-feira), será ponto facultativo a partir das 14h, tornando a semana mais flexível para os trabalhadores.

Posso ser obrigado a trabalhar nos feriados?

Sim. A legislação trabalhista brasileira prevê que, embora os feriados sejam datas de descanso para a maioria, algumas categorias profissionais, especialmente as que prestam serviços essenciais, podem ser convocadas a trabalhar. Nesses casos, o trabalhador tem direito a remuneração em dobro ou a compensação com folga em outro dia, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Da redação

Deixe um comentário