
Como mais uma ferramenta de segurança e de proteção ao voto, a Justiça Eleitoral dispõe de auditorias nos sistemas eleitorais antes, durante e depois das eleições. A ação é realizada com o objetivo de checar se eles estão funcionando normalmente e oferecer aos partidos políticos, instituições e à sociedade civil, diversas oportunidades de auditoria da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais.
Quatorze entidades fiscalizadoras podem acompanhar de perto todas as fases do código-fonte da urna eletrônica. A fase compreende desde o desenvolvimento do código, a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais. Neste ano, a assinatura vai ocorrer no dia 10 de setembro.
Partidos políticos, Ministério Público, Congresso Nacional, federações e coligações, estão entre as entidades fiscalizadoras do código-fonte. Em 6 de outubro, dia da votação, será a fase do durante da auditoria, que verifica a autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas. A ação é feita por uma amostragem. Nesse teste, as seções eleitorais envolvidas são selecionadas por sorteio em cada unidade da Federação.
Para mais informações, acesse o site https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Setembro/faltam-29-dias-auditorias-nos-sistemas-eleitorais-ocorrem-antes-durante-e-depois-das-eleicoes
Da redação com informações do TSE


Deixe um comentário