De olho nas Eleições Municipais 2024

Faltando pouco mais de 3 meses para as Eleições Municipais 2024, muitas pessoas ainda não sabem ou entendem a importância do voto. Isso se deve, principalmente, à falta de conhecimento e a pouca importância dada, por parte do governo e dos meios de comunicação, a abordagens acerca da relevância do evento para a humanidade.

Em 2022, o Tribunal Superior Eleitoral informou que o Brasil tinha mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar nos 5.570 municípios brasileiros.  A pergunta que não quer calar é: “Quantos desses milhões depositaram seu voto de forma consciente e pensando no bem coletivo do seu município?”. É sabido que a maioria de candidatos que concorrem a um pleito público usam do famoso “ajeitadinho” para conseguir votos e assim ocupar uma cadeira para representar o povo.

É de conhecimento também que a maioria da população, incluindo principalmente os nordestinos, não foram catequizados a depositarem um voto consciente na urna, até porque a maior parte da sociedade é considerada pobre e de baixa renda. Isca perfeita para os então salvadores do povo.

Diante das diversas lacunas em branco sobre o verdadeiro sentido das eleições municipais e a importância do voto consciente para o desenvolvimento e realização de políticas públicas, pensando no benefício da população, o Informando Blog nasce e toma como primeira iniciativa a de informar, com base nos canais oficiais, sobre todas etapas da eleição municipal 2024, desde as regras, o que pode e o que não pode, até o papel dos candidatos a prefeito e vereadores, entre outros assuntos.

Todos nós, um dia, crescemos e decidimos o que seremos, mas para que essa decisão beneficie não somente um pequeno grupo de pessoas, precisamos entender, para além de nossos deveres como seres cívicos, o projeto do representante para seu povo.

Se quisermos ter bons e eficientes representantes, precisamos entender o processo eleitoral, as regras, os direitos e deveres, para daí, escolhermos as pessoas que possam lutar pelos diretos em comum da população.

Deixe um comentário